06 set Você sabe o que é Contabilidade Fiscal?

Você sabe o que é Contabilidade Fiscal?

Você sabe o que é Contabilidade Fiscal? A Reluz separou algumas informações para deixá-lo mais informado do que acontece nos escritórios de contabilidade, especificamente sobre a contabilidade fiscal, e também deixá-lo mais seguro. Vamos lá?

A Contabilidade Fiscal envolve toda a tributação a qual a empresa está sujeita. Ela baseia-se nas normas fiscais estabelecidas pela lei e é responsável pelo registro das operações para a apresentação de declarações e o pagamento de impostos. Portanto, o contador é o responsável por fazer a ponte entre as empresas e as entidades governamentais. O departamento fiscal dirá qual o regime ideal de uma empresa, ou seja, em qual modalidade de tributação ela está inserida.

 

Talvez você não saiba, mas o contador além da sua formação de cinco anos mantém-se atualizado constantemente e todo esse conhecimento é importante, pois esse
Todo mês o contador faz a apuração e são geradas as DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e as guias de pagamento. Além disso, cada obrigação fiscal, ou seja, declarações e guias de pagamento, tem uma data máxima para envio que podem ser conferidas na agenda tributária no site da Receita Federal.

O fiscal também cuida de alguns livros (Livros de entrada, Livros de saída, Livros de apuração de ICMS, etc), que registram os acontecimentos que ocorrem diariamente na empresa, além das obrigações, como GIA, DCTF, DIRF, IRRFS etc.

 

Pinterest
Facebook
Google+

Nenhum comentário

Deixar um comentário